O sábado dia 05 de Agosto de 2017 foi dedicado ao vídeo Machaka. A Machaka fez uma filmagem de danças na E.P.C Unidade 22 para o vídeo Machaka. Este trabalho teve o apoio de Rosa Tolla, uma investigadora antropóloga italiana que veio trabalhar no bairro de Mafalala. E gostou de ver nosso trabalho, daí que se disponibilizou para fazer a gravação do vídeo Machaka. Este evento foi antecedido por uma filmagem dos ensaios para este dia, que foram realizados ao longo da semana.
A filmagem do ensaio teve lugar na Terça feira na sala 4 da EPC Unidade 22. O evento contou com a presença de moradores dos arredores da escola e convidados. Foi um trabalho lindo e no final todos membros foram a um convívio na sede da Machaka.
A atividade foi bem recebida pela comunidade. Por isso programamos desde já a realização destas atividades uma vez ao mês no bairro. Contribuindo assim para a divulgação da cultura nacional primeiramente a nível do bairro e depois nos arredores.
E pode ser um meio de despertar o interesse de crianças e jovens pelas danças tradicionais. Praticar dança é também uma forma de levar uma vida saudável, e serve também de ocupação, reduzindo a ociosidade no seio dos jovens.
A gravação do vídeo Machaka foi marcante, pois foi a primeira vez que conseguimos ter vídeos das nossas atividades dentro do bairro. A vibração da comunidade durante a gravação deixou-nos motivados a continuar a trabalhar, pois é uma prova clara de que as nossas atividades são apreciadas.
As crianças que aprendem a dança também exibiram o seu potencial, numa tarde que foi marcada pela presença de uma equipe de encenação. Esta equipe veio a Moçambique realizar um filme, onde a Machaka participou fazendo a dança Mapico.
Reportório do video Machaka
Fizeram parte do reportório do vídeo Machaka as seguintes danças:
- Marrabenta
- Xigubo
- Ngalanga
- Makway
- Machawona e
- Wadjaba
Este trabalho tem como finalidade abrir espaço para gravação de um vídeo completo de um espetáculo da Machaka. Os vídeos produzidos servirão para promoção das atividades da associação. E desta forma melhorar a visibilidades das nossas atividades dentro e fora do país.
Os vídeos gravados podem ser vistos e baixados no nosso canal youtube disponível na categoria vídeos da nossa página.