Quem somos

machaka

A Associação Cultural de Canto e Dança Machaka, é uma pessoa colectiva de direito privado sem fins lucrativos, sem nenhuma filiação política ou religiosa, imparcial, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.  A associação tem a sua sede no Bairro da Mafalala , rua de Goa , Quarteirão numero 57.

Breve historial

Devido a existência de vários problemas socioculturais que assolavam o país após a independência e a guerra civil que se seguiu, viu-se a necessidade de apoio externo, especialmente no desenvolvimento humano. Neste âmbito em finais de 1996 e princípios de 1997 uma ONG francesa chamada ESSOR trouxe ao bairro de Mafalala um projecto para o desenvolvimento comunitário. Durante este percurso foi criado no bairro um centro comunitário que atendia as famílias vulneráveis e carentes. O centro desenvolvia várias actividades, cuja finalidade incluía: a prevenção contra delinquência juvenil, actividade que envolvia crianças e adolescentes em diversas actividades recreativas e educativas tais como oficinas técnicas, desporto, pintura e dança tradicional. Após atingirem os 17 anos os adolescentes eram submetidos a uma avaliação e deixavam de beneficiar do programa.

Dado que não havia um programa específico para os adolescentes, em 1999 um grupo de adolescentes que participara do programa se juntou e criou um Núcleo Juvenil Machaka que se dedicava a actividades de prevenção das drogas, HIV/SIDA, DTS’s e outras.

Em 2000 este núcleo foi transformado em Associação Cultural de Canto e Dança Machaka, organização não-governamental, sem nenhuma ligação política, étnica ou religiosa e sem fins lucrativos, composta na altura por 46 adolescentes e jovens. Hoje é composta por cerca de 27 jovens. Conta ainda com  cerca de 25 crianças e adolescentes beneficiárias. Esta tinha como finalidade divulgar a cultura moçambicana, despertar o gosto pelo canto e dança tradicional nas crianças, adolescentes e jovens. Pretendia ainda promover a mudança de comportamento em todas faixas etárias através de actividades recreativas (desporto, dança, canto, teatro, poesia e pintura) e educativas (palestras, campanhas de sensibilização e formações em intervenção comunitária).

De lá para cá a associação trabalhou com vários parceiros nacionais e internacionais. Apesar de passar por muitas dificuldades ainda reina no seio dos membros a ânsia de trabalhar em prol da cultura, criança e adolescente. Esta atitude possibilita que seja superadas todas dificuldades enfrentadas ao longo destes anos.

Objetivos

  • Apoiar e desenvolver actividades socioculturais sobre questões relativas à criança, jovens e idosos;
  • Divulgar valores e objectivos da associação, relativos a juventude e promover o intercâmbio entre crianças e jovens através de actividade recreativas;
  • Promover o saneamento comunitário;
  • Prover apoio psíquico-social valorizar os direitos das crianças e dos idosos que estejam expostos a factores de risco na sociedade;
  • Proporcionar um espaço sociocultural de lazer para os membros;
  • Apoiar e desenvolver acções que melhorem a vida dos adolescentes e jovens e criar oportunidades para o seu desenvolvimento;
  • Colaborar com organismos não-governamentais em actividades que contribuam para um maior conhecimento e difusão das leis e direitos do cidadão;

Missão

Melhorar as condições sanitárias, educativas, condições de vida dos jovens. Fazer valer e sentir os direitos humanos, em particular das crianças, promover e desenvolver a cultura moçambicana.

Visão

Uma comunidade que conheça e valorize a sua cultura. Ter uma comunidade consciente do valor do jovem e da criança na sociedade e das vulnerabilidades destes. Ter uma comunidade empenhada na defesa dos direitos das crianças e que garanta o bem-estar e a protecção da criança e do idoso.