Desde 01 de Maio de 2018 a ACCD Machaka desenvolve um projeto denominado “Cultura e Arte Para o Desenvolvimento Sustentável”. Este projeto visa entre tantos objetivos melhorar a visibilidade das atividades da associação, a nível do bairro e da cidade de Maputo. Visa ainda criar uma base de sustentabilidade para os voluntários da associação e criar um espaço de ensino e aprendizagem das danças tradicionais de moçambique. Estas ações por sua vez criarão o espaço para maior difusão da nossa cultura, bem como para despertar o interesse de crianças e jovens no nosso património cultural.
Patrocinio
O projeto é financiado pela União Europeia por meio do projeto “Património Cultural e Desenvolvimento”. Este último é desenvolvido pela IVERCA em Parceria com a Khuvuka JDA e o CIES.
Neste momento a ACCD Machaka trabalha com jovens voluntários e crianças de duas escolas, nomeadamente Escola Primária Completa Unidade 22 e Unidade 23. Neste projeto são desenvolvidas vária atividades, entre elas: canto e dança tradicional, artesanato e pernas de pau.
Prevê-se dentro do projeto a realização de 9 eventos culturais envolvendo crianças das duas escolas dentro do bairro. Espera-se também realizar dois eventos culturais em salas, e 4 dentro do bairro. Para os eventos dentro do bairro escolhemos o nome “Kutxina no meu bairro”, que traduzido é “Dançar no meu bairro”.
Até então já foram realizados 4 eventos com crianças das duas escolas, 1 evento no bairro e 1 na sala do Cine Teatro Gil Vicente. Dado que o projeto tem a duração de 15 meses, ainda temos 7 meses para realizar os restantes eventos. Neste periodo pretendemos ainda criar uma academia de dança onde possamos lecionar aulas de canto e dança tradicional.
As nossas atividades tem sido bem recebidas pela comunidade. E o número de crianças e jovens interessados em aprender as danças vem crescendo. O que que indica que há uma vontade por parte das pessoas de preservar a nossa identidade cultural.
Neste projeto contamos com o apoio de parceiros e das estruturas locais, entre nossos parceiros destaca-se a Dambo, que também é beneficiária do projeto no âmbito de fortificação de OCB’s.
As atividades de artesanato, estão mais viradas a produção de bens de decoração que possam ser vendidos em feiras como forma de gerar rendimento para manutenção das nossas atividades. Mas também pensamos numa forma de ocupar crianças, ensinando-as a produzir obras artesanais.
Detalhes do Projeto
Titulo do Projeto: | Cultura e Arte para o Desenvolvimento Sustentável |
Execução: | Associação Cultural de Canto e Dança Machaka |
Duração: | 15 Meses |
Localização: | Bairro de Mafalala e Arredores |
Financiador: | União Europeia |
Realização
Patrocinadores