Dia Internacional da Criança

          SAM_2106 (Small)           No dia 04 de Junho de 2016 a ACCD Machaka realizou na Escola Primária Completa Unidade 22 um evento alusivo a passagem do dia internacional da criança. Não foi possível realizar a festa no dia 1 porque a Escola é Secundária de noite e ainda temos adolescentes que fazem parte da associação que também estão no ensino secundário, que tinham que ir a escola naquele dia, por isso adiamos a festa para o Sábado, dia 4. Este evento contou com o apoio da TROPIGÁLIA, que nos doou bolachas e sumos para as crianças.

A comemoração do mês da criança faz parte do nosso plano estratégi

SAM_2194 (Small)

co, sendo assim este ano conseguimos realizar a festa. Para este ano contávamos com cerca de 400 crianças mas tal não foi possível porque a escola não convidou as crianças como pedimos. Mesmo assim tivemos cerca de 250 crianças, entre elas as nossas e outras da Escola e ainda outras oriundas da vizinhança, afinal aquela era festa para todas crianças.SAM_2209 (Small)

 

 

 

Origem do dia Internacional da Criança

O dia 1 de Junho é uma data em que se reflete a fundo sobre o sofrimento das crianças carenciadas, doentes, oprimidas, discriminadas, abandonadas e vítimas de maus tratos.

A primeira comemoração dessa data foi em 1950. Logo após a IIª Guerra Mundial em 1945, a maior parte dos países europeus atravessaram uma crise financeira e social, o que criou péssimas condições de vida. Nesse período muitas crianças eram abandonadas e passavam fome porque os pais perderam a vida na guerra, outras não tinham acesso a escola porque os pais estavam preocupados em resolver os problemas sociais e económicos pós guerra.

Por isso muitos pais usavam os filhos no trabalho, outros por falta de condições não podiam mais pagar a escola dos filhos. Em 1946, alguns países da Organização das nações Unidas tentaram resolver esse problema, e a solução encontrada foi a criação da UNICEF.

Mas ainda assim os problemas continuavam pois era organizar o trabalho dado que alguns países não estavam interessados na valorização dos direitos da criança. Para ultrapassar essa dificuldade a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs a eleição de um dia dedicada exclusivamente a criança em todo mundo. Foi então que o dia 1 de Junho foi escolhido e comemorado pela primeira vez o dia internacional da criança.

Com esta celebração todos estados membros da ONU se comprometem a reconhecer que toda criança independentemente da cor, raça, etnia, sexo, religião, nacionalidade, situação social, tem direito a:

  • Afeto, amor e compreensão;
  • Alimentação adequada;
  • Cuidados médicos;
  • Educação gratuita;
  • Proteção contra todo tipo de exploração;
  • Crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Por esta razão este é um dia especial para todas crianças no mundo, mas também para todos que se preocupam pela causa das crianças.

Vamos valorizar os direitos das nossas crianças.

error

Siga-nos nas redes sociais