Dia Internacional da Dança

danca Próximo Dia Internacional da Dança 29 de Abril de 2016 (Sexta-feira)

 

O Dia Internacional da Dança celebra-se todos os anos a 29 de abril.

A data foi criada em 1982 pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO, que escolheu o dia 29 de abril como o Dia Internacional da Dança.

A comemoração tem por base o dia do nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810) que nasceu em 1727 e foi um dos grandes nomes mundiais da dança.

Esta é uma data em que se manifesta o poder da arte, independentemente da raça, nacionalidade. A arte ultrapassa as barreiras políticas, religiosas e outras. Neste dia são desenvolvidas várias actividades desenvolvidas por associações, escolas e outras entidades ligadas à dança, para promover esta arte que é vista como linguagem universal, promotora de ideais como a liberdade de expressão e a igualdade de direitos.

Alusivo a esta data, são realizados espectáculos, workshops e palestras.

 

Neste âmbito a associação Cultural de Canto e Dança Machaka vai participar no próximo dia 29 de Abril do ano em curso no espectáculo alusivo a celebração do dia internacional da dança. Este evento está ser organizado pela “Rede De Dança, Música Tradicional Dos Grupos Culturais Da Cidade De Maputo” da qual a Machaka faz parte. O evento terá lugar na sala do Gil Vicente as 18h. Este será o primeiro de vários espectáculos organizados pela rede como forma de motivar os grupos culturais e garantir a sua sustentabilidade. Pretende-se ainda fazer das manifestações artísticas uma rotina na cidade.

Este evento conta com o apoio da Direcção de Educação, Cultura e Desporto do Conselho Municipal de Maputo e conta com a participação de 11 grupos da Cidade de Maputo.

Prevê-se ainda no âmbito destas comemorações, a realização de um Workshop com o tema “Publicidade e Marketing Cultural” que terá lugar também no Cine Teatro Gil Vicente. Este evento que será completamento grátis!!! – Mahala!!!

dia internacional da dança

 

error

Siga-nos nas redes sociais